código: 0626L21603


Imagem do livro

Por dentro do livro

O aprendiz do Oriente

Autor: Luis Vassallo
Ilustração: Fernando Vilela
168 páginas
Catálogo: Juvenil
Gênero Literário: Prosa; Romance; Romance histórico;
Temas: Antropologia; Árabes; Astúcia; Aventura; Choque cultural; Choque de civilizações; Choque de gerações; Ciências Humanas; Colonização; Coragem; Cultura europeia; Diálogos com a História Geral e do Mundo; Diálogos com a Sociologia e com a Antropologia; Diferenças culturais; Europa; Expedições; Fatos históricos; Ficção, mistério e fantasia; Geografia; Guerras e batalhas; História; Idade Média; Imigração; Multiculturalismo; Navegações; Pertencimento; Pluralidade cultural; Política; Rainhas e reis; Utopia; Viagem; Viagens e descobertas; Xenofobia;

Por que ler este livro?

O aprendiz do Oriente desenrola-se na Idade Média, no contexto da Terceira Cruzada, que envolve batalhas e personagens históricos como o rei Ricardo Coração de Leão e o sultão Saladino. Foi uma época de muitas guerras, mas igualmente marcada pela religiosidade, por disputas étnicas e culturais e um grande desenvolvimento no campo das artes, da ciência, da filosofia, da literatura.

Em meio aos importantes fatos que ligaram a Europa ocidental ao Oriente Médio, movem-se os personagens que costuram esse enredo de conflitos e trocas intelectuais, de recuos e avanços. São personagens como o filósofo judeu Maimônides e o escudeiro franco Augustin; o primeiro, histórico, e o segundo, ficcional. Estamos, portanto, diante de uma obra que mistura realidade e ficção, história e criação.

O que esse livro nos traz é uma grande viagem ao passado histórico e à conquista do conhecimento pelo encontro entre esses dois mundos. Uma história que nos leva a refletir sobre questões ainda muito pertinentes ao momento atual, como xenofobia e intolerância, lutas identitárias e a importância da ciência e da educação. Nada mais instigante e pertinente, portanto, à boa leitura.