código: 0621L21603


Imagem do livro

Por dentro do livro

Atrás do Paraíso

Autor: Ivan Jaf
Ilustração: Fernando Vilela
176 páginas
Catálogo: Juvenil
Gênero Literário: Prosa; Romance; Romance histórico;
Temas: América do Sul; Antropologia; Astúcia; Aventura; Brasil; Brasil Colonial; Choque cultural; Choque de civilizações; Choque de gerações; Ciências Humanas; Colonização; Coragem; Cultura europeia; Diálogos com a História do Brasil; Diálogos com a Sociologia e com a Antropologia; Diferenças culturais; Expedições; Fatos históricos; Ficção, mistério e fantasia; Geografia; História; Imigração; Indígena; Mar; Multiculturalismo; Navegações; Pertencimento; Pluralidade cultural; Política; Portugal; Pré-adolescente; Utopia; Viagem; Xenofobia;

Por que ler este livro?

Atrás do Paraíso é uma daquelas histórias que não aconteceram de fato, mas bem poderiam ter acontecido. Baseada em fatos reais da história do Brasil e do mundo, a narrativa traz ações e personagens carregados de veracidade histórica e tão bem construídos que poderíamos imaginar que realmente existiram.

Em princípio parece uma maluquice pensar em um personagem que sonha em conhecer um paraíso na Terra e, para além disso, que considere a possibilidade de atravessar o oceano Atlântico remando. São feitos que podem parecer nada verossímeis, mas são. Desde a crença no paraíso até a travessia do oceano Atlântico a remo, há muitas passagens verdadeiras no livro e que você até pode achar nonsenses: o chá de barata, os alicerces de cortiça para salvar casas de enchente, os manuais de tortura e até o fim inesperado do protagonista.
Dentre as boas razões para ler este livro, um bom motivo é tirar a prova de que a realidade existe, mas na ficção ela é sempre muito sujeita a alterações.